terça-feira, 24 de outubro de 2017

Cumprimento do Regulamento da Nota Fiscal Eletrônica do Brasil

Cumprindo a nota eletronica (NF-e), o requisito do governo brasileiro para um conhecimento de embarque eletrônico não é fácil. De acordo com a nova lei, o NF-e substituirá gradualmente as notas fiscais convencionais e impressas. Antes que a NF-e possa ser impressa e enviada com mercadorias, a autorização eletrônica da NF-e deve ser emitida pelo Ministério da Fazenda (SEFAZ) do Estado de origem brasileiro (ou, em certos casos, na O Ministério das Finanças federal deve conceder autorização).

Como a maioria dos sistemas de ERP, armazém e logística obviamente não foram projetados para este novo regulamento governamental, há uma grande necessidade de as empresas que operam no Brasil encontrarem complementos ou extensões em seus sistemas de TI para lidar com esses requisitos. Para evitar atrasos excessivos, esses sistemas precisam funcionar o mais próximo possível do tempo real.

O que é o NF-e? É um documento eletronicamente emitido e armazenado, apenas em existência digital, com o objetivo de documentar a circulação de bens e serviços prestados entre as partes. Um documento NF-e legalmente válido está associado à assinatura digital do emissor (vendedor) e garante o recebimento pelas autoridades fiscais antes do envio real de mercadorias ou entrega de serviços. Qualquer documento impresso ou em papel não é o próprio NF-e, mas sim uma referência a ele.

Líder em distribuição


A Magic Software Enterprises, Ltd. atua no Brasil como Magic Brasil sob a liderança de seu parceiro de distribuição Rodney Repullo há mais de uma década. A Magic Brasil possui uma vasta experiência com sistemas ERP da SAP, Oracle, JD Edwards, Omega e CIGAM, entre outros. Os clientes da Magic Brazil são muitas vezes as subsidiárias operacionais de grandes empresas internacionais, como a Coca-Cola e a Volvo.


Naturalmente, a Magic Brasil foi uma das primeiras empresas a fornecer uma solução para o desafio NF-e e, de todas as contas, é excelente porque permite que você continue trabalhando com seus sistemas existentes e use o iBOLT Integration Suite para organizar a NF necessária -e processos. Em muitos casos, como o SAP Business One e o Oracle JD Edwards, o iBOLT é a única escolha confiável para a conformidade com NF-e.

O fato de que o mesmo iBOLT Integration Suite também pode lidar com outros desafios de TI no futuro, como a integração do Lotus Notes, Salesforce.com e Microsoft SharePoint, é simplesmente visto como uma vantagem. A integração de EDI e outros desafios para a integração de comércio eletrônico também podem ser abordados com as mesmas ferramentas de gerenciamento de processos de negócios (BPM) disponíveis no iBOLT.

Os departamentos estaduais de TI das empresas-mãe que fazem negócios no Brasil gostam do iBOLT por causa de sua abordagem de padrões abertos. É completamente compatível com iniciativas de arquitetura orientada a serviços (SOA) e incorpora WS-Security, criptografia de dados, autenticação de usuários e outras medidas de segurança em suas soluções de integração para JD Edwards, SAP ERP, SAP BusinessOne, Salesforce.com e outros ambientes.

Nos EUA e no Canadá, o Magic Software está fornecendo soluções para departamentos de TI que precisam executar sistemas compatíveis com NF-e a partir de data centers nos EUA. Para sistemas que operam no Brasil, a Magic Brasil está atendendo aos requisitos da NF-e.

Solução para o vendedor


A solução define vários processos em movimento. O primeiro processo é iniciado pelo vendedor que solicita às autoridades do Ministério das Finanças (SEFAZ) uma autorização para o NF-e, o vendedor o faz solicitando a autorização e assinando digitalmente esse pedido. O SEFAZ então, ao validar a assinatura digital, registra o pedido e emite uma autorização NF-e de volta ao Vendedor.


O vendedor pode então enviar a mercadoria. As autoridades fiscais podem então inspecionar o embarque e verificar uma NF-e adequada. A autoridade fiscal remota envia um pedido para uma validação DANFE (Digital-Authorized NF-e) e recebe-a de volta eletrônica da SEFAZ.

Os Mercadorias podem continuar a caminho e são entregues ao Comprador. O comprador depois de receber a mercadoria processa uma validação de NF-e e confirmação de recebimento com a SEFAZ. Se, por algum motivo, o SEFAZ for inacessível, o sistema emite um DANFE de papel temporário, que depois deve ser inserido com o SEFAZ.

A elaboração adequada de um processo de negócios para o cumprimento dos requisitos das autoridades brasileiras significa que o sistema de fatura ERP existente agora deve gerar-se provisoriamente, reservando ações e crédito e aguardando a confirmação da NF-e.

O processo iBOLT gera o XML necessário e o assina digitalmente e o transmite para o SEFAZ. O SEFAZ recebe o XML e emite a autorização. O iBOLT recebe a autorização e depois processa-a para o sistema ERP e / ou WMS onde a ordem provisória é então colhida e enviada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário