terça-feira, 24 de outubro de 2017

Conformidade e Integração ERP da Nota Fiscal Eletrônica!

Muitas empresas estão em uma obrigação real devido à sua necessidade de cumprir a Fatura eletrônica (NF-e), o requisito do governo brasileiro para uma contabilidade eletrônica. De acordo com a lei, o NF-e está gradualmente substituindo faturas convencionais e impressas. Antes que a NF-e possa ser impressa e enviada com mercadorias, a autorização eletrônica da NF-e deve ser emitida pelo Ministério das Finanças (SEFAZ) do Estado de origem brasileiro (ou, em certos casos, autorização). Como um gerente de TI nos disse recentemente, "sem o cumprimento da NFE, estamos fora do mercado no Brasil".

Como a maioria dos sistemas de ERP, armazém e logística, obviamente, não foram projetados para esta nova regulamentação governamental, há uma necessidade urgente de as empresas que operam no Brasil encontrarem complementos ou extensões em seus sistemas de TI para atender a esses requisitos. Para evitar atrasos excessivos, esses sistemas precisam funcionar o mais próximo possível do tempo real.

O que é NF-e?


É um documento eletronicamente emitido e armazenado, apenas na existência digital, com a finalidade de documentar a circulação de bens e serviços prestados entre as partes. Um documento NF-e legalmente válido está associado à assinatura digital do emissor (vendedor) e garante o recebimento pelas autoridades fiscais antes do envio real de mercadorias ou entrega de serviços. Qualquer documento impresso ou em papel não é o NF-e, mas uma referência a ele.


Primeiro, fiquei ciente disso quando os clientes do Magic Software Enterprises começaram a pedir soluções. O Magic Software vem operando no Brasil como Magic Brasil há mais de uma década. A Magic Brasil possui uma vasta experiência em sistemas ERP da SAP, Oracle, JD Edwards, Omega e CIGAM, entre outros.

Os clientes da Magic Brazil são muitas vezes as subsidiárias operacionais de grandes empresas internacionais, como a Coca-Cola e a Volvo. Claro, a Magic Brasil foi uma das primeiras empresas a fornecer uma solução para o desafio da NF-e e, de todas as contas, é ótima porque permite que você continue trabalhando com seus sistemas existentes e use o iBOLT Integration Suite e seu componente NFe_BR para orquestrar os processos NF-e necessários. Em muitos casos, como o SAP Business One e o Oracle JD Edwards, o iBOLT é a única opção confiável para a conformidade com NF-e.

O fato de que o mesmo iBOLT Integration Suite também pode lidar com outros desafios de TI no futuro, como a integração do Lotus Notes, Salesforce.com e Microsoft SharePoint também é benéfico. A integração do EDI e outros desafios para a integração do comércio eletrônico também podem ser abordados com as mesmas ferramentas de gerenciamento de processos de negócios (BPM) disponíveis no iBOLT.

Os departamentos estaduais de TI das empresas-mãe que fazem negócios no Brasil gostam da iBOLT por causa de sua abordagem de padrões abertos. É totalmente compatível com iniciativas de arquitetura orientada a serviços (SOA) e incorpora WS-Security, criptografia de dados, autenticação de usuários e outras medidas de segurança em suas soluções de integração para JD Edwards, SAP ERP, SAP BusinessOne, Salesforce.com e outros ambientes.

Nos EUA e no Canadá, o Magic Software está fornecendo soluções para departamentos de TI que precisam executar sistemas compatíveis com NF de centros de dados dos EUA. Para sistemas que operam apenas no Brasil, a Magic Brasil atende aos requisitos da NF-e.

Solução NF-e da Software Magic


Descrição. O iBOLT Integration Suite orquestrata vários processos comerciais relacionados à conformidade NF-e. O primeiro processo é iniciado pelo vendedor que solicita às autoridades do Ministério das Finanças (SEFAZ) uma autorização para o NF-e, o vendedor o faz solicitando a autorização e assinando digitalmente esse pedido.


O SEFAZ então, ao validar a assinatura digital, registra o pedido e emite uma autorização NF-e de volta ao Vendedor. O vendedor pode então enviar a mercadoria. As autoridades fiscais podem então inspecionar o embarque e verificar uma NF-e adequada. A autoridade fiscal remota envia um pedido para uma validação DANFE (Digital-Authorized NF-e) e recebe-a de volta eletrônica da SEFAZ.

Os Mercadorias podem continuar a caminho e são entregues ao Comprador. O comprador depois de receber a mercadoria processa uma validação de NF-e e confirmação de recebimento com a SEFAZ. Se, por algum motivo, o SEFAZ for inacessível, o sistema emite um DANFE de papel temporário, que depois deve ser inserido com o SEFAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário